São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beatles sofrem com os ritmos latinos

PEDRO ALEXANDRE SANTOS
DA REDAÇÃO

Os Beatles, quem diria, acabaram em Porto Rico. O quarteto inglês é homenageado no CD "Tropical Tribute to The Beatles", que colhe 13 de seus batidos sucessos e os transforma em salsas, rumbas e ritmos hispânicos afins.
O disco foi gravado em Miami, Madri, Porto Rico e Nova York, e conta com a participação de artistas de países como Cuba (Celia Cruz), Venezuela (Oscar d'Leon) e Porto Rico (Cheo Feliciano).
O resultado é no mínimo esquizofrênico. Alguns dos intérpretes optam por versões em espanhol, criando monstrinhos de linguagem como "Dame la Mano y Ven" ("I Wanna Hold Your Hand", com Manny Manuel), "No Puedes Comprarme" ("Can't Buy Me Love", com Guianko) e -Jesus!- "La Ayuda de la Amistad" ("With a Little Help from My Friends", com Jesus Enriquez e Miles Pena).
Exemplar da cafonice latina aprendida é um tal Jose Alberto "El Canario", que faz de "And I Love Her", upa, "Mi Gran Amor Le Di" um baladão de churrascaria com vocais à Gilliard.
No meio-termo ficam a estrela Celia Cruz. Celia transmuta de oxítono para paroxítono o refrão de "Ob-La-Di Ob-La-Da". Seu vozeirão atenua a letra debilóide, mas não a apaga.
Mas, há lá uns oásis (ops!) nesse deserto tropical de arranjinhos orquestrados de baile fantasiados de raiz afro-cubana. Ray Sepulveda transforma a bela "The Fool on the Hill" na faixa mais tropical/latina/autêntica do disco.
A mesma tropicalidade impregna "Day Tripper", com Domingo Quinonas, também uma refrescante sensação de alívio latino.
Quase ao final, Jesus Enriquez e Miles Pena forjam uma dupla latino-sertaneja a louvar a necessidade de amigos em "With a Little Help...", que abre alas para o gran finale.
Sorte de na ocasião nossos chapas de latinidade chicana não terem recebido em estúdio uma visitinha de mr. Quentin Tarantino. Não ia sobrar nenhum.

Disco: Tropical Tribute to The Beatles
Lançamento: RMM/Polygram
Preço: R$ 18, em média

Texto Anterior: Hinos de futebol têm versão pop
Próximo Texto: Massacre mostra que não haverá reforma agrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.