São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
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Uniglobe aumenta faturamento

MARCELO CHERTO

A Uniglobe, franqueadora de agências de viagem sediada em Vancouver, Canadá, com mais de 1.150 franquias em funcionamento no mundo, continua crescendo e está de olho no mercado brasileiro.
O faturamento da rede em 1995 deixa qualquer um de água na boca: US$ 2,7 bilhões. O que significa um aumento de mais de 30% sobre as vendas de 1994. É mole?
De acordo com seu presidente, Gary Charlwood, a franqueadora está apostando pesado na Internet para agilizar sua comunicação com os franqueados e clientes.
Charlwood prevê que, daqui para a frente, a vida vai ficar cada vez mais dura para os agentes de viagem que não façam parte de uma rede.
Diz ele que, para ser eficaz nesse ramo de atividade, o sujeito precisa de suporte técnico para atuar na Internet, sistemas de controle e gerenciamento que sejam eficazes, planejamento de marketing e poder de barganha junto a fornecedores.
Sem isso, será difícil sobreviver. Ganhar dinheiro, então, nem se diga.
E já que falamos em Canadá, vamos aproveitar para falar da EDO. Apesar do aumento do número e da variedade dos tipos de franquias de restaurantes e do charme e da popularidade crescente da comida japonesa no mundo, ainda são raras as franquias de restaurantes do gênero.
Uma das poucas franquias desse segmento é a EDO, cuja sede, estranhamente, não fica no Japão, mas sim no Canadá. Ainda que o presidente, Ikuta, seja japonês.
A rede está mais para fast food, se especializando em pratos na linha Teppan, aqueles grelhados na chapa.
Por enquanto, Ikuta diz que a franqueadora não está interessada em se expandir para o Brasil, pois pretende concentrar seus investimentos na ocupação dos mercados canadense e norte-americano. Para isso, criou até mesmo uma subsidiária nos EUA.
Porém, como bom japonês, o presidente da EDO pensa no futuro. E enviou a este colunista uma pasta cheia de informações. Pelo sim, pelo não...

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