São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"É necessário abandonar a hipocrisia", diz urbanista

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

"É necessário abandonar a hipocrisia", diz urbanista
"Se quisermos transformar nossas cidades em lugares habitáveis, não podemos nos dar ao luxo de ser hipócritas. Admitir problemas, diferenças e impasses é o primeiro passo para o princípio da participação funcionar", diz Michael Edwards, 39, chefe do Departamento de Pesquisa do programa de Ajuda às Crianças, no Reino Unido.
Para Edwards, a implantação de parcerias ainda é irreal. "Há dificuldades para entendermos os problemas dos outros. É uma questão de mudarmos pessoalmente de atitude."
Segundo ele, o principal entrave à verdadeira parceria entre administração e sociedade é a atitude.
"Não se trata de discutir democracia. Mesmo em países democráticos, a falta de diálogo entre administração e população é o padrão." O urbanista diz ainda que os grupos que detêm dinheiro, cultura e poder continuam a centralizar as decisões. "Enquanto isso não mudar, participação será só conceito."
(NR)

Texto Anterior: Para ONGs, parceria com governo é tabu
Próximo Texto: Há solução para o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.