São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate vai analisar tecnologia nas artes

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O projeto "Antarctica Artes com a Folha" realiza nesta quarta-feira, dia 29, às 20h, o debate "O Uso da Tecnologia na Produção Artística Atual - Benefícios ou Problemas para o Universo da Arte".
O debate contará com a participação do músico e compositor americano Ben Neill, do artista plástico e diretor de vídeos Marcello Dantas e do professor da USP e da PUC-SP Arlindo Machado.
A entrada para o debate é franca e os interessados devem fazer reservas até quarta-feira, entre 14h e 17h, pelo tel. 011/224-3473. O auditório da Folha fica na al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos.
Arlindo Machado centrará sua fala em quatro tópicos: metamorfose, multiplicidade, virtualidade e interatividade. No primeiro, tratará da possibilidade de se intervir em imagens eletrônicas e digitais e de sua possibilidade infinita de reprodução. O segundo é sobre o hibridismo que domina as novas mídias. Virtualidade trata da produção de imagens em potencial e interatividade, da possibilidade do espectador dialogar com a obra e até se tornar seu co-autor.
Segundo Arlindo Machado, a tecnologia não é simplesmente um novo tipo de suporte para as artes. "A tecnologia não é neutra ou inocente. Ela traz formas de concepção já embutidas e coloca limites para o artista, que deve também conhecer os limites do meio utilizado e fazer com que suas idéias prevaleçam", disse.
Iniciado em fevereiro, o projeto "Antarctica Artes com a Folha" está visitando ateliês em todo o país para a descoberta de artistas plásticos emergentes.
Em julho, será feita a seleção final de cerca de 40 artistas de até 32 anos, que participarão de uma exposição coletiva entre 27 de setembro e 17 de novembro. Os três melhores artistas ganharão viagens para a Documenta de Kassel e a Bienal de Veneza, em 97.
(CF)

Mais informações sobre o projeto "Antarctica Artes com a Folha" pela caixa postal 2403, CEP 01060-970, São Paulo.

Texto Anterior: Von Poser coloca rosas no caminho
Próximo Texto: Bienal terá Jackie O. e Mao de Warhol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.