São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gesso sintético é usado para fraturas; Exercício reduz risco de sexo em cardíacos; Obesidade leva à hipertensão; Vírus da varíola deixarão de existir em 1999; Liga de Epilepsia concede prêmios; Cordão umbilical substitui safena; Mosquiteiro reduz mortalidade infantil

JULIO ABRAMCZYK

Gesso sintético é usado para fraturas
O tradicional e pesado gesso usado nos casos de fraturas está sendo substituído por um gesso sintético. composto por um tecido de fibra de vidro recoberto com resina de poliuretano. Mais leve, facilita a movimentação, mas seu custo é mais alto que o do gesso comum.

Exercício reduz risco de sexo em cardíacos
O exercício físico regular pode reduzir e até eliminar o risco associado à atividade sexual em pessoas com problemas cardíacos. A conclusão é do médico James E. Muller, da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston, EUA, com base em uma pesquisa.

Obesidade leva à hipertensão
O médico William B. Kannel, em trabalho publicado no "Journal of the American Medical Association", refere que 78% dos casos de hipertensão em homens e 65% em mulheres podem ser diretamente atribuídos ao excesso de peso dos pacientes.

Vírus da varíola deixarão de existir em 1999
Os últimos vírus da varíola existentes, conservados nos laboratórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA) e no Centro de Virologia e Biotecnologia de Koltsovo (Rússia), serão destruídos dia 30 de junho de 99, por decisão da OMS.

Liga de Epilepsia concede prêmios
Os laureados com os Prêmios Aristides Leão e Cesare Lombroso, de estímulo a pesquisadores nas áreas de clínica, cirurgia e neurofisiologia da epilepsia, serão divulgados no próximo dia 29, no Hotel Meliá (SP), durante a 21ª Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia.

Cordão umbilical substitui safena
A Braile Biomédica, empresa de São José do Rio Preto (SP), vem fabricando válvulas biológicas para cirurgias cardíacas. Mais recentemente, passou a transformar o cordão umbilical humano em enxerto biológico, uma alternativa para a veia safena nas operações.

Mosquiteiro reduz mortalidade infantil
O Banco Mundial e a OMS realizam dia 24 próximo, em Genebra (Suíça), reunião para analisar os projetos patrocinados pelo banco. Entre eles, o projeto do uso de mosquiteiro com inseticida em áreas de risco de doenças transmitidas por mosquitos, que permitiu reduzir de 17% a 33% a mortalidade de crianças com menos de 5 anos.

Texto Anterior: Professora se trata há 5 anos
Próximo Texto: Mulher gosta de se exibir, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.