São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio pode causar defeito grave no feto

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do sucesso da pesquisa científica e da liberação, nos EUA, da venda de produtos cosméticos feitos com retinóides, ainda não se conhecem nem podem ser evitados todos os fatores que levam ao envelhecimento da pele. Médicos também alertam para os perigos causados pelo uso dessas drogas, principalmente para as mulheres.
Por mais que se tome ou se aplique um retinóide -etretinato ou tretinoína-, não vai se reverter o processo de envelhecimento -a ciência ainda sabe pouco sobre isso e mesmo sobre todos os efeitos da "droga da beleza". Pesquisa publicada este ano mostrou, por exemplo, que a tretinoína reduz estrias em até 14%. Os autores do estudo, no entanto, confessam nada saber sobre a química do tratamento que testaram.
Mesmo Gary Fischer descobriu apenas que a tretinoína é uma espécie de "antídoto" para aquelas substâncias que a radiação solar estimula o corpo a produzir -a AP 1 e a NFkB-, que induzem a produção das enzimas que acabam com a elasticidade da pele.
"O uso de etretinato e de tretinoína é uma coisa muito séria. É preciso que o paciente e o médico assinem um termo de compromisso antes de iniciar o tratamento", diz o dermatologista José Eduardo Costa Martins, professor de dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Martins explica que as mulheres que vão iniciar a terapia com essas drogas devem estar usando anticoncepcionais, devem apresentar um teste negativo de gravidez e devem começar o tratamento depois da menstruação. Os retinóides podem provocar efeitos graves no feto: microcefalia e cegueira.
Mulheres medicadas com etretinato só podem engravidar três anos depois de terminado o tratamento. O metabolismo da tretinoína é mais rápido: dois meses depois do fim da medicação não há mais risco para a criança.
Adolescentes também devem tomar cuidado: a droga solidifica precocemente as cartilagens (que ligam os ossos). Os retinóides podem causar ainda problemas no fígado e dores musculares.
Pode-se evitar o uso de retinóides cortando o mal pela raiz, ou pela superfície da pele. Isto é, evitando que a radiação solar incida sobre a pele. Cerca de 50% da luz solar ultravioleta diária -os raios ultravioleta- são emitidos entre 11h e 14h. Mesmo sob a sombra, recebe-se 50% da luz ultravioleta do ambiente.

Texto Anterior: A droga da beleza
Próximo Texto: Retinóides tratam certos tipos de câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.