São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlanta tira astros da estréia do Paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Ofuscado pela Olimpíada, começa hoje, com o confronto entre Report/Suzano e Palmeiras, o Campeonato Paulista de vôlei masculino. A competição feminina tem início amanhã.
O segundo torneio mais importante do vôlei nacional, atrás somente da Superliga, não contará com suas principais estrelas até o mês de agosto, quando voltam dos Jogos de Atlanta (EUA).
Mesmo assim, o calendário foi mantido. O masculino envolverá oito equipes e terá quatro fases.
Na primeira, todos se enfrentam, em turno único. Na segunda, os times serão divididos em dois grupos e se enfrentam, dentro de cada chave, em turno e returno.
A fase semifinal será composta pelos dois primeiros classificados de cada grupo e disputada em série melhor de três jogos. O mesmo sistema de disputa acontece na final.
A equipe do Suzano tem nada menos que cinco desfalques para o jogo de abertura do campeonato, o qual acontece às 20h, no ginásio Paulo Portela, em Suzano (SP).
O time cedeu atletas para seleções que se preparam para a Olimpíada. Max, Pinha e Giovane estão na equipe brasileira; Olihkver, na russa; e Brian Ivie, na dos EUA.
Por isso, o técnico Ricardo Navajas teve de chamar jogadores do time infanto-juvenil do Suzano. "Acredito que iremos nos ressentir de entrosamento", disse.
A maior preocupação do treinador para o jogo desta noite é a jogada de meio de rede do Palmeiras. "Eles contrataram o Levi, que estava na Telesp, que é muito bom nesse tipo de lance", contou.
O time da capital paulista ainda terá o reforço de dois ex-jogadores do Suzano, Allan e Joel.
Feminino
O torneio estadual feminino, que começa amanhã com a partida entre o Leites Nestlé (antigo Leite Moça) e o Paulistano (às 16h, em Sorocaba), tem um sistema de disputa diferente do masculino.
A competição também terá oito equipes. Na primeira fase, todas jogam contra todas, em dois turnos. Na segunda, jogam 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º colocados.
As semifinais terão os quatro vencedores da segunda fase, em séries melhor de três. As finais acontecem entre os classificados das semifinais, também em melhor de três partidas. As duas competições vão até outubro.
Antes de estrear, o time do Leites Nestlé faz um amistoso hoje, às 20h30, em Itu (SP), contra o Daiei Volley Ball, do Japão, que também fará amistosos com o Paulistano e o BCN/Osasco (ex-Guarujá).
Seleções
A seleção brasileira masculina de vôlei viaja hoje, às 18h20, para a Holanda, onde disputa as finais da Liga Mundial. A estréia será contra a Itália, no dia 24.
O técnico José Roberto Guimarães reafirmou ontem que encara a Liga como fase de preparação para a Olimpíada e que revezará os jogadores ao longo dos jogos.
Ontem, os atletas treinariam, em dois turnos, na Escola Naval, no Rio. As jogadas de ataque seriam enfatizadas pelo técnico.
Já a seleção feminina ganhou folga até o próximo domingo à noite, quando se apresenta ao técnico Bernardinho, no Rio.
A partir de segunda-feira, a equipe inicia um período de treinamento de três semanas.

Texto Anterior: Patrocinador estuda saída de Boesel da equipe Green
Próximo Texto: Insatisfeita, Renault sai da Fórmula 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.