São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai cobrança em universidade pública

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado estadual Vaz de Lima (PSDB), 43, retirou de votação, na Assembléia Legislativa do Estado, uma emenda de sua autoria que propunha a cobrança de mensalidades nas universidades públicas estaduais.
O deputado queria que fosse criado um grupo de estudo para instituir o valor e a cobrança de mensalidades na USP, Unicamp e Unesp.
Os estudantes que pudessem pagar, pagariam. Os sem condições, teriam que obter bolsas de estudo, que seriam fornecidas a fundo perdido.
O objetivo da cobrança seria financiar a ampliação do número de vagas na graduação e também criar novos cursos.
Vaz de Lima afirma que retirou sua emenda atendendo a um pedido de sua bancada.
"Não mudei em nada meu pensamento. Minha tese é justa, mas foi muito incompreendida. Criou-se um certo fantasma com a apresentação da emenda. Acho que o momento foi ruim para apresentá-la", afirmou o deputado tucano.
Lima disse que não viu nos apelos de seus colegas uma forma de pressão. "Quando a gente trabalha em equipe tem que saber ceder. Retirei a emenda para evitar um dissabor maior", declarou.
Antes de retirar sua emenda do processo de votação, o deputado argumentava com números: na Unicamp, por exemplo, 37,1% das famílias dos alunos recebem entre 2 e 15 salários mínimos por mês.
O restante tem rendimentos acima de 15 salários e, segundo o deputado, teria condições de pagar a universidade.

Texto Anterior: Juiz solta 167 presos para a festa junina
Próximo Texto: Devedores receberão verba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.