São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva em RR deixa 10 mil desabrigados

Recorde de 73 anos foi batido

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Jucá (PSDB), decretou anteontem estado de calamidade pública em seu município devido às chuvas que atingiram a cidade.
Entre as 1h30 e as 6h de anteontem, houve 122,6 mm de chuva, o maior índice já registrado nos 73 anos de medição pela Delegacia Regional do Ministério da Agricultura. O índice de chuvas num único dia superou o antigo recorde de 116 mm, registrado em 1923.
A prefeitura estima os prejuízos causados pelas chuvas em R$ 2 milhões. Cerca de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Ontem, cerca de 140 pessoas continuavam desabrigadas.
As águas do rio Branco, que corta a cidade, transbordaram e, até a tarde de ontem, não haviam baixado. O bairro Beiral, onde vivem 500 pessoas, continuava parcialmente alagado.
Cinco das principais avenidas de Boa Vista continuavam interditadas ontem. As águas dos pequenos córregos canalizados transbordaram e destruíram as ruas e as galerias subterrâneas.
Os desabrigados foram colocados em escolas.
A prefeita Teresa Jucá pediu verbas federais para obras, como construção de galerias e pontes nas avenidas interrompidas.
O índice de chuvas num único dia superou o recorde anterior, de 116 mm, registrado no ano de 1923 pelo Ministério da Agricultura.
Segundo o engenheiro João Manuel Coimbra, do Ministério da Agricultura, as chuvas em Boa Vista desde o início do ano estão acima da média histórica registrada.
Em maio choveu 446 mm, quando a média para o mês é de 282,1 mm. Em junho tinha chovido, até anteontem, 484 mm. A média em junho é de 355,6 mm. Choveu todos os dias do mês, até anteontem.
A previsão é que as chuvas continuem nos próximos meses, em função do início do inverno -estação chuvosa na região.

Texto Anterior: Peritos procuram cano em shopping
Próximo Texto: Estado e prefeitura brigam por PS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.