São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois Textos inéditos de Jack Kerouac são descobertos

Revista francesa publica trechos do autor da Beat Generation

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

Dois textos inéditos do escritor norte-americano de origem canadense Jack Kerouac, linha de frente da Beat Generation, foram descobertos no espólio da família de um amigo do escritor.
Trechos desses dois textos foram publicados no último número da revista francesa "La Nouvelle Revue Française".
"La Nuit Est Ma Femme" (A Noite É Minha Mulher) foi escrito em 1951, em francês, por Kerouac, que até os seis anos de idade só falava essa língua.
Segundo Achmy Halley, especialista em Kerouac que assina um pequeno ensaio sobre os dois trechos inéditos, "La Nuit Est Ma Femme" é uma longa novela, cujo manuscrito tem 56 folhas bastante rasuradas.
Para Halley, o texto em francês é "surpreendente pela beleza rugosa de uma língua oral quase infantil, herdada da fala popular dos canadenses franceses exilados com sua cultura na Nova Inglaterra". O texto, que hibernou durante 45 anos no fundo de uma gaveta, é conservado pelos herdeiros da viúva de Kerouac.
O outro trecho publicado pela revista é de "Ma Folle Naissance Crépusculaire" (Meu Maluco Nascimento Crepuscular), escrito em inglês, provavelmente em 41. Foi descoberto no meio dos papéis de Sebastien Sampas -inseparável amigo de juventude morto na Segunda Guerra e irmão da viúva de Kerouac.

Texto Anterior: DESMUNDO
Próximo Texto: Cinema é celebrado por suas cidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.