São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garrafas de cerveja param laboratório de física gigante

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O maior acelerador de partículas do mundo parou de funcionar por cinco dias por causa de duas garrafas de cerveja vazias.
O acelerador do Cern (Laboratório Europeu de Física de Partículas) é um anel de 27 km de circunferência que atravessa a fronteira franco-suíça. Dentro do aparelho, partículas de átomos se chocam a uma velocidade próxima à da luz.
O equipamento, que custou cerca de US$ 1 bilhão, começou a falhar na sexta-feira retrasada. Na quarta-feira, técnicos entraram no acelerador e encontraram duas garrafas de cerveja.
Os cinco dias parados do acelerador LEP-2 representam cerca de 10% do tempo de funcionamento do aparelho previsto para este ano.
A marca da bebida encontrada dentro do acelerador europeu faz anúncios comerciais com o slogan "a cerveja que chega até onde as outras não chegam".

Texto Anterior: Zapatistas discutem a criação de um partido
Próximo Texto: Acordo acaba com "guerra da carne"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.