São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
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Almap ganha 2 leões de ouro em Cannes

NELSON DE SÁ
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Uma campanha do automóvel Audi A8 e uma mensagem de Natal deram à agência brasileira Almap/BBDO dois leões de ouro, ontem, no 43º Festival de Publicidade de Cannes, sul da França.
A premiação ocorreu na primeira rodada do festival, intitulada "Press & Poster" e voltada para anúncios de mídia impressa.
No total, foram distribuídos ontem 38 leões de ouro, 46 de prata e 55 de bronze.
Os jurados brasileiros de "Press & Poster" foram Alexandre Gama, da Almap/BBDO, e Sílvio Matos, da Comunicação Contemporânea.
"Ghost-free"
O presidente do júri foi o alemão Michael Conrad, da Leo Burnett, com sede em Chicago, nos Estados Unidos.
Conrad relatou que nos primeiros dias de avaliação ficou desapontado com os anúncios, mas ao fim saiu satisfeito, ainda que nenhum tenha alcançado um salto de criação.
Ele disse que o júri estava disposto a superar o resultado do ano passado, quando foram distribuídos poucos leões e nenhum "Grand Prix", devido à baixa qualidade dos trabalhos apresentados.
Quanto aos anúncios fantasmas, aqueles criados unicamente para o festival e não veiculados na mídia, Conrad afirmou que a questão chegou a ser levantada e que, até onde sabe, a premiação foi "ghost-free", ou livre de fantasmas.
Quanto à maior atenção para as "culturas regionais", disse que diversos anúncios com características locais foram objeto de explicação pelos jurados e posterior inclusão na chamada "short list", da qual sai a lista dos premiados.
A China, que participou pela primeira vez do festival, recebeu um leão. Rússia, Grécia e Chile, entre outros, receberam menções honrosas.
"Grand Prix"
A premiação de "Press & Poster" foi criada em 1992. No ano seguinte, a DM9, do Brasil, ganhou o "Grand Prix", o prêmio máximo.
O "Grand Prix" de mídia impressa deste ano foi para a agência Dentsu, do Japão, com um anúncio sobre o automóvel Volvo.
A premiação tradicional do festival, voltada para a mídia eletrônica, acontece no sábado.
Neste ano, concorrem 4.391 filmes e 4.855 anúncios impressos. As agências brasileiras participam com 204 filmes e 325 anúncios.

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