São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavagem de dinheiro vai além da droga

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Começou ontem em Washington o encontro da "Financial Action Task Force" (FATF), organismo de combate à lavagem de dinheiro do narcotráfico. A economia da droga movimenta atualmente, só nos EUA, cerca de US$ 100 bilhões por ano. Integram a FATF a Austrália, Áustria, Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grécia, Hong Kong, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Cingapura, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido.
O encontro pretende atualizar as 40 recomendações aprovadas em reuniões anteriores para combater a lavagem de dinheiro. O sub-secretário do Tesouro americano, Lawrence H. Summers, destacou em seu pronunciamento que em 1989, quando foi criada a FATF pelo G-7, apenas um número reduzido de países tinha legislação contra esse tipo de delito. Com a tremenda liberalização e integração dos mercados de capitais, houve também ampliação das oportunidades para operações ilegais. O esforço de vigilância volta-se não apenas para o dinheiro da droga mas também para a evasão fiscal, o contrabando de armas e as atividades terroristas.

Texto Anterior: Meio século de Sesc e Senac
Próximo Texto: CMN prepara pacote para agricultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.