São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina vem recheada de soft

MARIO AMAYA VÁZQUES
DA EDITORIA DE ARTE

O Performa 5.215 vem com o sistema operacional "MacOS 7.5.1", completamente instalado e configurado.
Há um tutorial completo para que o usuário se auto-eduque enquanto usa o Mac.
O sistema de ajuda "Apple Guide" merece destaque porque faz os ajustes na máquina sozinho, passo a passo, ao mesmo tempo em que explica tudo para o usuário -façanha inigualada pelo PC.
Os CDs incluídos são do gênero infantil ou educacional, como "Grolier Encyclopedia", "Smithsonian's America" e "The Family Doctor". No disco rígido há mais aplicações do gênero e games de apelo discutível -"Power Pete", "Microsoft Kids" e um jogo de paciência.
O principal programa do pacote é o "Claris Works", que reúne processador de texto, programa de desenho, planilha, programa de comunicação e banco de dados. Outro programa que vale a pena é a agenda "Expresso".
Conectividade
A conectividade é a única área em que o Mac não oferece diferenças significativas em relação ao PC.
Usando o software de comunicação "MegaPhone" e o fax/modem, é possível conversar com o mundo exterior logo após tirar o computador da caixa.
Outro recurso útil é o "MacLink Plus", uma extensão do sistema que traduz os arquivos vindos de fora, inclusive de PC, sem qualquer intervenção do usuário. A máquina também pode ler e gravar disquetes formatados pelo DOS.
O desempenho da máquina com vídeo "QuickTime" é satisfatório. O ponto mais fraco são os alto-falantes extremamente abafados, com uma qualidade de som beirando o detestável.
Os testes de desempenho mostram que o Performa 5.215 tem uma velocidade entre o Power Mac 6.100/66 e o 7.100/80, o que equivale aproximadamente a um Pentium de 90 MHz. Portanto, esse Mac doméstico está na mesma categoria dos profissionais.
Mas são necessárias duas providências para fazer o 5.215 cumprir o que seu microprocessador Risc promete.
O usuário deve comprar memória adicional junto com o Mac. É de lamentar que ele venha de fábrica com meros 8 Mbytes instalados.
Aplicações gráficas como "Adobe Photoshop" ou games populares como "Doom" e "Descent" necessitam de no mínimo 12 Mbytes de RAM. O sistema operacional sozinho ocupa de 4 a 6 Mbytes aproximadamente.
Em segundo lugar, é imprescindível instalar o programa "Speed Doubler", da Connectix, para aumentar a eficiência de processamento dos programas feitos para Macs mais antigos.

Mario Amaya Vázquez, 26, é ilustrador digital

Texto Anterior: Performa 5.215 inicia usuário em Mac
Próximo Texto: Produtos atraem novos usuários de Web
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.