São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
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Investimento cresce com a concorrência estrangeira

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Produzir mais e com mais rapidez para enfrentar a concorrência do mercado. Essa é a principal razão para o aumento dos investimentos das empresas nacionais em tecnologia, segundo opinião de consultores e empresários ouvidos pela Folha.
A rivalidade com os preços e qualidade dos produtos importados é um dos motivadores dos investimentos em tecnologia na produção, segundo Marcelo Citelli Borgheti, gerente da divisão de consultoria da Arthur Andersen.
Para ele, de 80% a 90% das empresas nacionais estão investindo em tecnologia, por consequência ou não de um processo de reengenharia.
Entre as empresas que mais se destacaram na implantação de tecnologia está o grupo Brasmotor, que investiu US$ 21 milhões em informática nos últimos dois anos.
Segundo Clécio Luiz Chiamulera, gerente de produção de software da empresa, os investimentos foram aplicados na troca de estações gráficas, software e treinamento.
As estações Silicon Graphics fazem o controle de qualidade na linha de produção nas fábricas de São Bernardo (SP) e de Florianópolis (SC).
A Brasmotor compreende a Multibrás -fabricante dos produtos Consul, Brastemp e Semer- e a Embraco, que produz compressores para refrigeração doméstica.
A empresa de autopeças Nakata, localizada em Guarulhos (SP), também utilizou estações Silicon para agilizar sua produção. "Reduzimos processos que duravam sete horas para menos de duas", afirma José Carlos Baor, gerente de informática da Nakata.
Bancos
Os bancos também recorrem a serviços on line para fazer o gerenciamento financeiro de uma empresa. Um dos exemplos é a parceria entre o Unibanco e as Lojas Americanas.
Por meio de uma solução chamada "cash management", é possível obter a integração total de diversas operações da empresa, como contas a pagar e a receber.
"O processo integra cobrança, pagamentos e contas a pagar, o que facilita muito a vida da empresa", afirma Emílio Gonzales, diretor de "cash management" do banco.
O sistema do Unibanco também utiliza o recurso de troca eletrônica de informações, por meio do qual as Lojas Americanas podem controlar estoques e estabelecer contato direto com seus fornecedores.

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