São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAM vira a mais mais rentável em 95

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Reduzir custos sem diminuir a qualidade dos serviços prestados. Essa é a principal razão do sucesso da TAM, segundo Rolim Rodolfo Amaro, 53, presidente da companhia.
A empresa foi considerada a mais rentável do país no ano passado, alcançando 68,2%. Em 1994, a empresa ficou em terceiro lugar, com rentabilidade de 55,9%. A TAM também conseguiu diminuir seu endividamento em relação ao patrimônio líquido: fechou o ano com um total de 88% contra 210% registrados em 1994.
Segundo Rolim, esses números devem diminuir nos próximos meses. Ele espera que o endividamento caia para 25% neste ano e desapareça até o final de 1997. "Nós somos grandes seguradores de custo. Essa foi a única forma da empresa sobreviver em época de tarifas congeladas. Com a estabilidade, colhemos os frutos disso."
Diferenciar-se pelo atendimento dado ao passageiro deu à empresa a possibilidade de criar um cliente cativo, que usa os serviços da TAM e os recomenda, afirma Rolim.
Por isso, segundo ele, a política de contenção de gastos não pode gerar queda na qualidade dos equipamentos e serviços prestados pela empresa.
"A TAM tem seu mercado bem definido: é o homem de negócio, que prioriza horário, atendimento e facilidade em comprar uma passagem."
Para satisfazer esse cliente, a companhia dá atenção a detalhes que agradam, como servir café da manhã na sala de embarque ao som de um piano ao vivo ou estender um tapete vermelho para o embarque.
Para Rolim, o fundamental é que o homem de negócios tenha bom atendimento e não perca seus compromissos por causa de atraso em vôos.
A receita do sucesso vem dando resultado há algum tempo. Em 1994, a TAM foi a única empresa aérea nacional a fechar o ano sem prejuízos.
O cuidado com a qualidade do equipamento é outro destaque. Segundo Rolim, para atender às necessidades desse homem de negócio -que está sempre correndo de um lado para o outro- é preciso, antes de mais nada, operar nos aeroportos centrais. "Para atuar nesses aeroportos é preciso utilizar aviões modernos, que façam pouco barulho", diz.
Investimentos
A TAM deve gastar R$ 12 milhões até o final do ano na compra de aviões e outros equipamentos, única previsão de investimento para este ano.
A empresa existe desde 1976 e tem 2.300 funcionários. Em 1995, faturou R$ 450 milhões. Até o fim do ano, deve faturar R$ 200 milhões a mais.

LEIA MAIS sobre a TAM à pág. 34

Texto Anterior: Concessão de crédito fica mais rigorosa
Próximo Texto: Passagem chega a custar 51% a mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.