São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O último demitido pode ser o patrão

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com reengenharia, programa de qualidade, "downsizing" ou "benchmarking" as empresas fizeram "o ajustamento do ovo ou o do presunto", segundo Sérgio Haberfeld, presidente da Dixie-Toga, empresa de embalagens.
No primeiro, "preservaram a galinha" e, agora, podem voltar a crescer. No segundo, por desespero ou incompetência, "mataram o porco".
O vice-presidente da consultoria Booz Allen, Fernando Barreto, descreve a morte: "Não adianta ter como meta cortar custos. Vira um ciclo. O corte de custos, de funcionários, gera queda da receita e perda da clientela, que vai gerar novos cortes. O último a ser demitido é o dono".
Para ele, não passa de confusão tornar sinônimos a reengenharia e os processos de redução de custos. "Fazer reengenharia é mudar a forma de trabalhar. Não é colocar uma pessoa fazendo o que antes era feito por três."
Haberfeld dá sua receita de quem deve ser cortado: "Quem não agrega valor. É como no queijo suíço. Diminua os buracos e o queijo fica do mesmo tamanho".
O "home banking" é um bom exemplo do que é reengenharia, diz Barreto. "Você redesenha um processo, presta um serviço, mas transfere custo para o usuário. Pois é ele, afinal, quem paga a ligação telefônica e o computador."
Segundo Barreto, o que é "mais moderno é o que chamamos de reengenharia para o crescimento".
O novo enfoque significa rever processos para garantir a expansão do consumo de uma mercadoria.
As montadoras, por exemplo, ofereceram crédito para manter a venda de seus carros quando aumentou a oferta dos importados.
No fundo, o que está em mutação é a forma de organização das empresas para uma economia em que a concorrência é globalizada.

Texto Anterior: Desemprego deve continuar a crescer
Próximo Texto: Conheça os desafios a serem enfrentados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.