São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os desafios a serem enfrentados

DA REPORTAGEM LOCAL

Saíram de moda as estruturas gigantescas e lentas e entraram as enxutas e ágeis.
Segundo Valter Frigieri Júnior, consultor organizacional e sócio da Frigieri & Szlak, as empresas que atuam no Brasil enfrentam hoje três desafios:
1. Liquidez. Significa gerar caixa para o dia-a-dia e programas de investimento.
2. Gerar utilidade e valor para o que fabricam. "O acirramento da concorrência tende a 'commoditizar' os produtos, obrigando as empresas a se diferenciar ou pelo preço ou pelos serviços que possam agregar ao produto."
3. Adotar estrutura flexível, que se articula para gerar negócios e, ao final do negócio, se biodegrada.
Para responder a esses desafios, a empresa precisa adotar posicionamento estratégico.
Isso envolve a definição de vantagens competitivas, do nicho de mercado a ser explorado e da estrutura necessária. A tarefa exige, diz Frigieri, que se preserve um "núcleo básico dirigente", que vai reproduzir a cultura da empresa.
Frigieri compara: "Por que é tão difícil competir com o Palmeiras? Porque o seu núcleo é capaz de, sendo criativo e determinado, articular alternativas e atacar de todos os lados."
Outro exemplo é a Volkswagen. "A nova unidade em Rezende mostra definição estratégica. A Volks se definiu como empresa de marketing, que tem uma marca mundial e de engenharia."
Para ele, a definição dessa premissa é que permitiu a montagem de uma fábrica em que a produção foi terceirizada, por meio de parcerias.

Texto Anterior: O último demitido pode ser o patrão
Próximo Texto: Entenda os termos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.