São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dengue atingiu 60 mil este ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Neste ano, 535 municípios já tiveram casos de dengue, atingindo 60 mil pessoas. Seis Estados tiveram epidemia: Mato Grosso (já debelada), Maranhão, Bahia (com 50% dos casos registrados), Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.
Segundo Callado, o país está "muito perto" de ter uma epidemia de dengue hemorrágica -que, ao contrário da dengue comum, é letal e exige internação.
Caso as pessoas infectadas pela dengue hemorrágica não sejam tratadas de imediato, a taxa de mortalidade fica entre 5% e 50%.
Há quatro tipos de vírus que causam dengue. As chances de desenvolvimento de dengue hemorrágica são maiores nas pessoas que contraem dengue duas vezes.
Cinco Estados podem deflagrar a epidemia de dengue hemorrágica no Brasil: Rio, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso e Minas.
Nesses Estados já são encontrados dois dos quatro tipos de vírus da dengue, aumentando a chance de alguém ser reinfectado.
O Brasil apresenta hoje em Washington (EUA), durante reunião da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), um plano para erradicar o Aedes aegypti na América Latina e nos EUA. O plano envolverá 16 órgãos federais e os governos estaduais e municipais, custando R$ 4,5 bilhões.

Texto Anterior: País pode ter epidemia de dengue e febre amarela
Próximo Texto: Prefeitura quer manter direito de multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.