São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os mistérios da ilustração

ADRIANO SCHWARTZ
DA REDAÇÃO

A convivência com Guimarães Rosa deixou em Napoleón Potyguar Lazzarotto, 72, o Poty, a lembrança de um homem brincalhão e misterioso.
O ilustrador, um principais da obra de Rosa, recorda que as imagens de "Sagarana" eram inventadas na hora, sempre com vários significados ocultos e pouco sentido para ele.
"Para um negócio prosaico de uma história de vingança, Rosa pedia, com um risinho no rosto, coisas como: 'Faça um bicho enrolado em um fio de telégrafo'. Eu nunca soube o que significava."
Poty conta também que o escritor era detalhista e exigia certas peculiaridades nos desenhos. Por exemplo: uma estrela não podia ficar nunca com a ponta para baixo.
O ilustrador ainda se diverte ao lembrar dos pedidos de Rosa:
"Uma vez ele me passou um telegrama urgente sobre a capa do 'Corpo de Baile'. Queria um desenho de duas senhoras em traje de montaria. Só que uma delas tinha que ter cara de desquitada. Eu tinha que me virar para arranjar uma 'cara de desquitada'...".
(AS)

Texto Anterior: Uma leitora exclusiva
Próximo Texto: Cartas ressaltam aspecto metafísico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.