São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produto pode causar câncer

Carla Conte

CARLA CONTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ascarel é um óleo que produz, naturalmente, um vapor no ambiente, porém, em pequena quantidade, segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O produto tem consistência viscosa e não degrada facilmente nem no ambiente nem no organismo. De acordo com a Cetesb, as pessoas que tiverem contato com o vapor podem ter tosse, tonturas e irritação nas vias respiratórias.
Câncer
Segundo o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, Anthony Wong, 49, se a pessoa teve contato com o vapor uma única vez, não devem ocorrer problemas de saúde.
"Se houver frequência no contato, a pessoa pode apresentar problemas nas vias respiratórias", afirmou Wong.
O médico disse que, caso o contato seja feito através dos alimentos (por exemplo, se o óleo for usado para frituras), da água (no caso de alguém tomar água contaminada com o produto) e da pele, a pessoa pode desenvolver câncer.
Nesses casos, as pessoas devem procurar atendimento médico assim que possível para detectar se houve contaminação.

Texto Anterior: Grupo leva óleo cancerígeno do metrô
Próximo Texto: Rio já registrou outros três vazamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.