São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem urbano e ônibus que ligam Estados terão reajuste

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Fazenda autorizou ontem aumento nas passagens de ônibus interestaduais e internacionais e de trens urbanos operados pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).
Os índices ainda estão sendo calculados. Previa-se reajuste entre 20% e 22% nas passagens rodoviárias, mas a equipe econômica deu orientação aos Transportes para aplicar um pequeno redutor, que baixaria o índice das passagens rodoviárias para menos de 20%.
As novas tarifas de ônibus deverão entrar em vigor na próxima segunda-feira, quando completa um ano do último aumento. Não está definida a data para os trens.
Portaria publicada ontem determina que o percentual leve em conta ganhos de produtividade e custos operacionais das empresas. Novo aumento, só daqui a um ano.
O índice para a CBTU ainda está sendo discutido entre o Ministérios dos Transportes e o secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Luiz Milton Veloso Costa. O titular da secretaria, Bolivar Moura Rocha, preferiu se afastar das negociações com as empresas de ônibus, pois seu sogro é empresário do setor.
Os trens devem subir acima de 20% porque a defasagem da tarifa no setor é maior. Os Estados autorizaram entre 22% e 30% para as linhas intermunicipais de ônibus.

Texto Anterior: Condomínio fica 6,84% mais caro em SP
Próximo Texto: Cade decide se reajuste é pela inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.