São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRT manda CBC pagar 21 dias parados

FÁBIO ZANINI

FÁBIO ZANINI; CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo julgou ontem não-abusiva a greve dos 870 trabalhadores da área de produção da Companhia Brasileira de Cartuchos, fabricante de armas e munição com sede em Ribeirão Pires (Grande São Paulo).
Remigio Todeschini, presidente do Sindicato dos Químicos do ABCD, lembra que foi a empresa que fabricou a bala que matou Paulo César Farias, o PC.
O tribunal decidiu ainda que a empresa não poderá descontar nem compensar os dias parados, o que, segundo Todeschini, é inédito. "Geralmente a Justiça manda pagar, mas compensar os dias parados", afirma.
O TRT determinou ainda que a empresa terá de reintegrar 46 trabalhadores demitidos durante a paralisação e conceder 60 dias de estabilidade no emprego.
Os trabalhadores estão parados há 21 dias, reivindicando condições de segurança no trabalho.
Explosão De acordo com o sindicato, a greve foi deflagrada após uma explosão na área de produção da empresa, que deixou uma funcionária ferida no rosto e no braço.
Segundo Carlos Augusto César, diretor do sindicato, houve 26 explosões na fábrica em 40 dias.
"O tribunal entendeu que uma greve visando a integridade física dos trabalhadores nunca poderia ser abusiva", diz César.
Auditoria Hoje, os grevistas deverão entrar com ação na Delegacia Regional do Trabalho de Santo André, no ABC paulista, para que a empresa seja obrigada a fazer uma auditoria em seu sistema de segurança.
Os trabalhadores também farão uma assembléia na porta da fábrica para decidir se mantêm o movimento. "Só voltaremos ao trabalho se a empresa fornecer mínimas condições de segurança", disse Remigio Todeschini.
Procurados pela Agência Folha para comentar a decisão do tribunal, os diretores da companhia não ligaram de volta até as 18h30 de ontem. A empresa pode recorrer da decisão do TRT junto ao Tribunal Superior do Trabalho.

Colaborou CRISTIANE PERINI LUCCHESI, da Reportagem Local

Texto Anterior: Greve contra demissões pára Ford de SP
Próximo Texto: Exportações recuam 6,77% em junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.