São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro econômico preocupa EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, saudou ontem a vitória de Boris Ieltsin na eleição presidencial russa como "uma boa notícia para o mundo".
"Eu quero cumprimentar o presidente Ieltsin pela sua reeleição. Isso soa bem para mim", disse Clinton, que disputa sua própria reeleição em novembro.
Uma derrota de Ieltsin teria graves consequências para Clinton, já prejudicado pelos resultados da recente eleição em Israel.
Clinton apoiou as candidaturas de Ieltsin na Rússia e de Shimon Peres em Israel, que foi derrotado por Binyamin Netanyahu.
Apesar do evidente alívio, as incertezas quanto ao futuro da Rússia permanecem.
Em primeiro lugar, por causa da saúde de Ieltsin. Acredita-se em Washington que o presidente russo vá ter de passar por cirurgia para implantação de ponte de safena em algum momento próximo.
Também há preocupação sobre o grau de influência que o general Alexander Lebed terá no novo governo de Ieltsin. Lebed é visto como pessoa pouco comprometida com as reformas democráticas.
O vice-presidente Al Gore vai a Moscou na semana que vem e espera se encontrar com Ieltsin. Entre suas tarefas, estará a de pressionar o primeiro-ministro Viktor Tchernomirdin e Ieltsin a formarem uma equipe econômica que não deixe dúvidas sobre a continuidade do programa de implantação do capitalismo na Rússia.

Texto Anterior: Tchetcheno dá ultimato a russos
Próximo Texto: Leste Europeu demonstra alívio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.