São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC cede campus e salva reunião de 77

DA REPORTAGEM LOCAL

A 29ª reunião da SBPC também ocorreu na PUC, em julho de 1977. Em abril daquele ano, o presidente Ernesto Geisel fechara o Congresso. Em setembro, a polícia invadiria a PUC-SP para impedir, com violência, a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes.
A reunião de 77 deveria ocorrer em Fortaleza. Por causa das críticas violentas ao regime militar na reunião de 1976, em Brasília, o governo não queria que houvesse reunião alguma. Negou verbas e vetou o encontro no Ceará.
No entanto, o CNPq, órgão federal de apoio à pesquisa, deu dinheiro para a SBPC.
A USP negou seu campus para o encontro. A PUC cedeu seus prédios e a reunião ocorreu, com críticas ao governo e ao modelo de desenvolvimento.
Fernando Henrique Cardoso, então pesquisador do Cebrap, debateu o tema "Estado e Economia no Brasil" com a nata dos intelectuais do MDB. Falou sobre o perigo autoritário de um sistema estatal gigante.
Segundo o sociólogo, o Estado não deveria ser eliminado ou reduzido, mas democratizado.

Texto Anterior: "Governo parou", diz presidente da SBPC
Próximo Texto: Mulher brasileira testa diafragma 24 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.