São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como 'conversar' de forma educada na Internet

1. Uma mensagem eletrônica nunca é completamente privada. Ela por ser interceptada eletronicamente, sem o seu conhecimento. Por isso, *nunca* escreva algo que você não gostaria que um dia se tornasse público.

2. Se você quer enfatizar ou frisar algo, coloque um asterisco antes e um depois do destaque. Exemplo: "Eu disse para você *não* gritar".

3. Nunca envie uma mensagem com as palavras em letras maiúsculas. ASSIM ENTENDE-SE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.

4. Nunca se esqueça que você não está sendo visto pela pessoa com quem "conversa". Ser irônico ou engraçado exige muito talento, já que a pessoa não ouve a sua voz nem vê as suas expressões.

5. Releia o que escreveu antes de enviar a mensagem. Você não apenas evita passar uma imagem de desleixo, corrigindo os erros de ortografia, como pode melhorar o conteúdo da mensagem.

6. Entre um parágrafo e outro deixe uma linha em branco. Facilita a leitura.

7. Se você estiver "conversando" em inglês, com pessoas de outros países, convém evitar referências a temas muito específicos que só um brasileiro entenda.

8. Nunca deixe de responder a uma mensagem eletrônica, nem demore mais que um ou dois dias a fazer isso.

9. Se você estiver tratando de negócios, seja direto e objetivo.

10. Quando estiver respondendo a um e-mail, refresque a memória do seu interlocutor, reproduzindo trechos do que ele escreveu.

Texto Anterior: Sucesso muda 'bons modos' na Internet
Próximo Texto: Cientistas divergem sobre costumes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.