São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restrição nos EUA começou em 64

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A guerra legislativa contra o fumo nos EUA começou em 1964, quando os produtores de cigarro foram obrigados a colocar aviso na embalagem do produto sobre os riscos de seu consumo à saúde.
Nesses 32 anos, uma bateria de leis federais, estaduais e municipais tornou o fumo virtualmente impossível no país.
Em 71, foi proibido anunciar cigarros em rádio e TV, e agora o governo Clinton está ampliando as restrições à atividade publicitária dos produtores de cigarro.
Clinton quer: acabar com outdoors de cigarros em locais onde câmeras de TV possam focalizá-los (como estádios esportivos); impedir que o logotipo das marcas apareçam em camisetas, bonés ou outros tipos de roupa; restringir, em revistas com mais de 15% de assinantes adolescentes, anúncios de fumo a textos em preto e branco; banir das imediações das escolas qualquer anúncio de cigarro.
A segunda maior rede de jornais diários do país, a Knight-Ridder (que edita, entre outros o "The Miami Herald"), resolveu não aceitar mais anúncios de cigarros com personagens considerados atraentes para jovens.
Há cinco anos é proibido fumar em todos os vôos com menos de seis horas de duração.
Em alguns Estados, como Maryland, costa leste, é proibido fumar no local de trabalho, público ou particular, e o governo federal quer adotar a norma no país todo.
Em algumas cidades, como Los Angeles, o fumo está banido em todas as áreas de todos os restaurantes. Em Nova York, só se pode fumar nos bares dos restaurantes.
Hillary Clinton proibiu o fumo na Casa Branca, embora seu marido já tenha sido flagrado ali com charuto aceso na mão.
Os 2,6 milhões de civis e militares das Forças Armadas não podem fumar nos seus locais de trabalho.
O McDonald's acabou com as áreas de fumantes em suas 1.400 unidades no país em fevereiro de 1994 e 2.200 de suas franchisings seguiram o exemplo.
No Estado da Pensilvânia, costa leste, o legislativo estuda projeto de lei para proibir o fumo em veículos onde haja menores de 15 anos, mesmo que estes sejam filhos do motorista. Em várias cidades da Califórnia, costa oeste, é proibido fumar nas praias.
Entre 64 e 96, a porcentagem de adultos fumantes nos EUA caiu de 42% do total para 25%. Hoje, são 45 milhões de adultos fumantes.

Texto Anterior: O cigarro ao redor do mundo
Próximo Texto: Projeto aumenta confusão legal em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.