São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação estável traz otimismo

FRANCISCO DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso está "razoavelmente otimista" em relação ao futuro da economia brasileira. Para ele, o Plano Real tem um aspecto favorável, que é o sucesso no combate à inflação.
"Mas ainda não está claro como sair de um plano simplesmente de estabilização para um período de desenvolvimento sustentado", observa Reis Velloso.
O ex-ministro admite que a economia do país vive um momento de recuperação. Por isso, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deve ficar em uma faixa relativamente ampla, entre 3% e 4,5%.
O economista Daniel Dantas, presidente do banco de negócios Opportunity, acha que somente uma crise no cenário internacional poderá resultar em um problema crítico para a economia brasileira.
Dantas não vê indícios dessa crise, mas acrescenta que elas ocorrem com frequência e que, justamente por serem crises, nunca podem ser previstas.
Dantas disse que a inflação deste ano ficará entre 12% e 15%, mas tem dúvidas se a curva continuará descendente a ponto de chegar a um dígito no ano que vem.
Segundo ele, o governo irá administrar, no presente imediato, um conflito de prioridades entre o crescimento da economia e a continuidade da queda das taxas de inflação.

Texto Anterior: Economia vai se aquecer, acham líderes
Próximo Texto: Delfim critica números oficiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.