São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMAZONAS; THOMAS KUHN; THOMAS KUHN 2; A PALAVRA; GRAVIDEZ; OCEANOS; FÍSICA; BIOLOGIA

AMAZONAS
Uma equipe de pesquisadores poloneses, russos, italianos e peruanos partiu, na semana passada, para uma região no sul do Peru a fim de determinar a nascente do rio Amazonas. Segundo o organizador da expedição, Jacek Palkiewicz, os pesquisadores devem ficar duas semanas a uma altitude de 5.500 m. Eles acreditam que a nascente do rio fique na região peruana de Mismi.

THOMAS KUHN
O filósofo norte-americano Thomas Kuhn, um dos maiores pesquisadores da teoria e da história da ciência, morreu dia 17 de junho, em Cambridge, Massachusetts (EUA). Um de seus livros mais influentes e conhecidos é "A Estrutura das Revoluções Científicas", publicado em 1962 (traduzido no Brasil pela editora Perspectiva). Kuhn morreu de câncer, pouco antes de completar 74 anos.

THOMAS KUHN 2
Kuhn fez seus primeiros estudos em física teórica, na Universidade Harvard (EUA). Foi professor de filosofia e história da ciência na universidade onde estudou e nas de Chicago, Berkeley e Princeton, todas nos Estados Unidos. Desde 1979 ensinava no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Escreveu também "A Revolução Copernicana" (1957) e "Black-Body Theory and Quantum Discontinuity" (1978).

A PALAVRA
"O nome do maior dos inventores: casualidade."
Mark Twain (1835-1910), romancista norte-americano.

GRAVIDEZ
Mulheres que fazem o exame amniocentese precocemente durante a gravidez têm 11 vezes mais chances de abortar do que aquelas que fazem no tempo recomendado, entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez, segundo estudo publicado na revista "Obstetrics". De acordo com o estudo, feito por cientistas da Universidade do Alabama, o exame entre a 11ª e 14ª semana aumenta o risco de perda de líquido amniótico e sangramento vaginal. O estudo acompanhou 942 mulheres.

OCEANOS
Representantes de 35 países debateram, na semana passada, no Rio de Janeiro, o futuro dos oceanos e o uso racional dos recursos marinhos. O encontro foi promovido pela Comissão Mundial Independente dos Oceanos (IWCO). O resultado final dos encontros, que começaram em Tóquio em dezembro e vão terminar em Rodhe Island (EUA), será apresentado na ONU (Organização das Nações Unidas) em 1998, ano internacional dos oceanos.

FÍSICA
Convite à Física, de Yoav Ben-Dov. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Jorge Zahar Editor (r. México, 31, sobreloja, Rio de Janeiro, CEP 20031-144, tel. 021/240-0226). 152 págs. R$ 18.
O autor conta a história da disciplina a partir dos três grandes períodos que marcaram o seu desenvolvimento.

BIOLOGIA
Biologia da Reprodução de Peixes Teleósteos: Teoria e Prática, de Anna Emília A. de M. Vazzoler. Editora da Universidade Estadual de Maringá (av. Colombo, 5.790, Maringá, PR, CEP 87020-900, tel. 044/226-2727, ramal 253). R$ 20.
A pesquisadora apresenta os métodos de estudo envolvidos na biologia reprodutiva de peixes teleósteos (com esqueleto ósseo).

Texto Anterior: Crediário e novelas ajudaram a diminuir famílias no Brasil
Próximo Texto: Cientistas estudam papel de micorrizos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.