São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIMENTOS

"A obra de Ruy Gama é uma das melhores sínteses dessa tradição humanista que ainda se preserva em trabalhos e pesquisas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP... Somente uma alma generosa e despojada, de verdadeiro humanista, seria capaz de arqueologias tão luminosas e sonhadoras."
Francisco Foot Hardman, professor do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (Unicamp).

"Ruy Gama encontrou na história da técnica e da tecnologia o seu universo e nele construiu uma obra que é referência obrigatória para as novas gerações de historiadores."
Lucio Gomes Machado, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da USP.

"Na obra de Ruy Gama sobressaem sua grande erudição e seu cuidado em mostrar que os significados das palavras vão além dos nomes, pois se vinculam aos modos sociais e políticos de produção."
Amélia Império Hamburger, professora do Instituto de Física da USP e Maria Amélia M. Dantes, professora do Depto. de História da USP.

"Seu primeiro livro, 'Engenho e Tecnologia', é único. Buscou aprofundar, por meio da historiografia da técnica, pontos de enorme interesse sobre a divisão do trabalho nos engenhos do Brasil colonial. O caráter capitalista desta atividade estava, como bem mostra, mascarado pela presença do trabalho escravo."
Regina Prosperi Meyer, arquiteta.

"Ruy Gama colaborou com atividades científicas internacionais na divulgação da arquitetura brasileira, desenvolvendo continuamente esforço para a melhor conceituação da 'técnica' propriamente dita."
Eduardo Corona, arquiteto e professor aposentado da FAU-USP.

"Ruy Gama sabia mesclar uma profunda erudição com um largo espectro de cultura, sem perder o ar descontraído e simples que sempre tendia para gostosos bate-papos."
Haroldo Gallo, arquiteto e diretor substituto da FAU-Mackenzie.

"Ruy Gama, o professor emérito de voz grave e de fino senso de humor, estará sempre na memória do ensino superior vinculado às técnicas e ao saber científico do Brasil. Tomara que tenham ficado discípulos a sua altura."
Carlos Alberto Cerqueira Lemos, arquiteto e historiador.

"Ruy Gama foi um digno fundador da SBHC (Sociedade Brasileira de História da Ciência). O espírito imprimido por sua atuação seguirá vivo no trabalho daqueles que o sucederão na Sociedade."
José Luiz Goldfarb, presidente da SBHC.

"As obras de Ruy Gama reafirmam sua convicção iluminista e sua esperança em um mundo mais justo, em que o Brasil deixasse de ser um país apenas periférico e cheio de desigualdades."
Rita Vaz, arquiteta.

"Com os graves problemas sociais gerados pelo desemprego, seria oportuna a reflexão sobre as análises legadas por Ruy Gama: para tanto, a divulgação de seus trabalhos seria mais uma colaboração para a readequação social às novas formas de produção."
Helena Saia, especialista em restauro e mestre pela FAU-USP.

Texto Anterior: Um redescobridor do Brasil
Próximo Texto: A imagem tetraédrica da tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.