São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arroz integral prejudica nutrição

VANESSA DE SÁ; SILVIA ANGERAMI
DA REPORTAGEM LOCAL

O arroz branco pode ser tão nutritivo -ou mais- do que o integral. Os adeptos das dietas naturais costumam dizer que o arroz integral é melhor para a saúde. Ao passar pelo processamento industrial, o arroz é "polido" e perde proteínas, minerais e vitaminas, além de toda a "casca", onde estão a maior parte das substâncias nutritivas.
No entanto um estudo afirma que, apesar de o arroz integral ter maior concentração de vitaminas e minerais, a quantidade desses nutrientes que é aproveitada pelo organismo é igual ou até menor do que a do arroz branco.
A pesquisa é de Julio Tirapegui, do departamento de alimentos e nutrição experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, e será publicada nos "Arquivos de Gastroenterologia".
Segundo Tirapegui, o arroz integral tem substâncias que afetam a absorção e o aproveitamento dos minerais que ele mesmo contém.
Essas substâncias, chamadas "antinutrientes", também parecem prejudicar o aproveitamento de nutrientes contidos em outros alimentos que fazem parte de uma refeição.
Um exemplo: o arroz integral contém entre 10% e 30% de cálcio, enquanto o polido tem entre 6% e 20% desse mineral.
Apesar disso, as substâncias presentes no arroz integral prejudicam a absorção do cálcio.
Resultado: mais cálcio é aproveitado pelo organismo quando as dietas contêm arroz branco.
Zinco e Cobre
O pesquisador também constatou que, quanto mais polido estiver o arroz, maior sua influência no aproveitamento do zinco e do cobre pelas células do organismo.
O arroz integral tem uma maior concentração de um grupo de substâncias conhecidos como fitatos. Os fitatos funcionam como uma espécie de "ímã" que atrai metais como zinco, cálcio e magnésio, o que impede que eles sejam absorvidos no intestino.
Pesquisadores acreditam que a maior quantidade de fibras do integral também seja responsável pela menor absorção desses nutrientes.
O arroz, integral ou branco, tem pouca quantidade de vitaminas A, C e D. O integral, por sua vez, tem uma concentração maior de vitamina B1. Mas boa parte dela é eliminada pelo próprio organismo.
"Apesar de haver uma quantidade cinco vezes maior, constatamos que, no fígado, essa quantidade é apenas duas vezes maior. Quer dizer, três quintos da vitamina são perdidos pelo organismo".
Segundo o pesquisador, isso mostra que nem sempre os nutrientes são aproveitados integralmente pelo organismo, mesmo que estejam presentes em grande quantidade num alimento.
(VDSA)

Texto Anterior: Dieta 'natural' em excesso pode reduzir crescimento
Próximo Texto: Verdades e mentiras sobre os alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.