São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei de dez Estados descarta casamento entre gays

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Pelo menos dez Estados norte-americanos incluíram em sua legislação uma proibição explícita a qualquer tipo de casamento homossexual, com medo de que um precedente possa tornar a prática um direito em todo o país.
Em vários outros Estados, como a Califórnia, houve votações para banir uniões homossexuais, mas a proposta não foi aprovada.
Já foi proposto no Congresso que a proibição seja uma lei federal. O presidente Bill Clinton e o candidato do Partido Republicano à Presidência, Bob Dole, já deram sinais de que sancionariam tal lei, para desgosto da comunidade gay.
Clinton chegou a enfrentar protestos durante sua visita à Califórnia, há pouco mais de uma semana, devido a seu posicionamento.
Tudo isso ocorre por causa de uma batalha judicial no Havaí, que se arrasta desde 1993. Um casal gay requereu na Justiça os mesmos direitos civis de heterossexuais. O caso foi parar em corte federal.
Uma primeira decisão mostrou que a negativa iria contra a Constituição Estadual, o que abriu o precedente. Agora, a liberação aos casamentos gays deve ir a votação, como lei, no final do ano.
(PD)

Texto Anterior: Igreja dos EUA discute união homossexual
Próximo Texto: Cerimônia civil garante direito a parceiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.