São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerimônia civil garante direito a parceiros

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

O reconhecimento de casamentos civis entre homossexuais é a preocupação mais imediata da comunidade gay dos EUA.
Os motivos para isso são muito mais práticos do que ideológicos ou de crença.
Com o casamento civil, o parceiro passa a ter direitos sobre seguro saúde, pensões e herança, reservados até agora apenas aos casais heterossexuais.
Outro ponto levantado pelos homossexuais em favor dos casamentos é a questão do cuidado hospitalar.
Atualmente, apenas familiares, marido ou mulher podem ficar juntos com doentes nos hospitais norte-americanos.
Internet
Há vários grupos organizados de militantes a favor das uniões civis entre homossexuais. Um dos mais importantes é o Lambda, do inglês Legal Defence and Education Fund (Lambda: Fundo de Educação e Defesa Legal), que está envolvido no caso que será julgado no Havaí.
A organização é uma das principais provedoras de informação da página "Equal Rights Marriage" (Direitos Iguais no Casamento), na Internet (rede mundial de computadores).
Há pelo menos outros oito grupos de militantes sobre o assunto, provenientes de vários Estados, como o Coalizão a Favor dos Casamentos de Mesmo Sexo, de Baltimore (Maryland).
"O objetivo é exercer pressão nas questões políticas, judiciais e legislativas. Exercer a militância, informar e ajudar casais que estão passando por dificuldades legais", afirmou Daniel Lester, que participa do grupo.
Em Nova York , há ainda a Força para os Direitos de Gays e Lésbicas Imigrantes, que cuida de um assunto ainda mais específico, já que atinge uma minoria dentro da comunidade homossexual: o casamento de homossexuais norte-americanos com parceiros de outras nacionalidades.
Os motivos para isso são evidentes: a diferença de nacionalidade impede, muitas vezes, a permanência de um dos envolvidos nos Estados Unidos.
Com o casamento, os mesmos direitos a casais heterossexuais estariam assegurados.
(PD)

Texto Anterior: Lei de dez Estados descarta casamento entre gays
Próximo Texto: Países escandinavos aprovam casamento do mesmo sexo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.