São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países escandinavos aprovam casamento do mesmo sexo

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Movimento Cristão de Gays e Lésbicas, o principal do Reino Unido ligando religião e sexualidade, estima que 15% dos religiosos do país sejam homossexuais.
A maioria dos casos, diz o grupo, ocorre na Igreja da Inglaterra, ou Anglicana, que é oficial no país. Isso porque ela admite, assim como a maioria das protestantes, casamentos de seus sacerdotes.
"Isso já libera mais a pessoa a ir atrás de sua opção sexual", afirma Phil Martin, porta-voz do grupo. "Mas isso não significa que não haja padres católicos gays, por exemplo."
No Reino Unido, há 10,5 mil integrantes do corpo da Igreja da Inglaterra e 1.700 da Igreja da Escócia, presbiteriana. As duas são oficiais e compreendem 70% da população. Os católicos são 13%.
Bispo
O caso mais notório de homossexualismo na Igreja Anglicana foi o de Derek Rawcliffe.
Bispo aposentado de Glasgow, na Escócia, Rawcliffe foi à televisão em 7 de março do ano passado e admitiu ser "homossexual desde sempre e feliz".
A entrevista repercutiu no país todo e estimulou uma onda de novas revelações públicas. Ros Hunt, que acabara de ser consagrada sacerdotisa, falou na TV, duas semanas depois, que era lésbica.
"Isso estimulou nossas campanhas", disse Martin, do Movimento Cristão de Gays e Lésbicas -que tem cerca de 800 membros.
Ele lembra que a própria origem da Igreja Anglicana, na reforma protestante do rei Henrique 8º, não é exatamente conservadora.
Em 1534, o rei rompeu com a Igreja Católica para poder se divorciar e criou sua própria igreja, baseada no protestantismo.
No começo deste ano, o grupo homossexual OutRage! lançou uma campanha pedindo para que todos os homossexuais das igrejas e Forças Armadas fossem a público revelar sua opção.
"A resposta foi fria, mas basicamente porque as pessoas têm medo do preconceito", diz Peter Dacher, do grupo.
Casamento
O OutRage! também milita a favor dos casamentos entre homossexuais.
Algumas paróquias independentes ligadas ao Movimento Cristão de Lésbicas e Gays celebram cerimônias de casamento alternativas, não reconhecidas pela igreja.
A mudança na legislação é outra frente de batalha dos grupos. Hoje não é crime ser homossexual no Reino Unido.
Mas o casamento homossexual é proibido, assim como adoção de filhos por casais de lésbicas e homossexuais masculinos.
Segundo o OutRage!, os países do continente europeu são mais abertos à questão -à exceção das católicas França, Espanha e Itália.
Hoje, um casal homossexual é reconhecido por lei na Dinamarca, Noruega, Islândia, Noruega, Suécia e no território dinamarquês da Groenlândia.
Os Parlamentos da Holanda e Finlândia aprovaram neste ano pedidos semelhantes, mas eles ainda dependem de sanção do Executivo para virar lei.

Texto Anterior: Cerimônia civil garante direito a parceiros
Próximo Texto: Congresso faz concessão a cônjuges gays
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.