São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coordenador do PAS é vaiado durante debate sobre o plano

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O coordenador do PAS, José Knoplich, foi vaiado durante debate sobre modelos alternativos de gestão da saúde realizado ontem na SBPC. "Temos posições ideológicas diferentes. Esse é o problema", afirmou.
Todo o discurso de Knoplich foi entrecortado de risadas e comentários do público. Estavam presentes representantes de entidades médicas e de funcionários contrárias ao plano.
O PAS (Plano de Atendimento à Saúde) transfere a administração dos hospitais municipais de São Paulo para cooperativas de médicos. Os pacientes têm de se inscrever nos hospitais próximos da região onde moram. As pessoas não-cadastradas só recebem atendimento de emergência.
Todas as pessoas que fizeram perguntas ao coordenador do PAS afirmaram que está havendo um desmonte do sistema de saúde.
"Meus alunos deixaram os hospitais onde participavam de programas de prevenção de doenças. Os programas acabaram?", perguntou a professora de saúde coletiva da Faculdade de Psicologia da PUC, Odete Pinheiro.
"Os programas continuam. O problema é que nós não podíamos deixar pessoas que não eram do PAS trabalhar ali", respondeu.
Os representantes das entidades médicas afirmaram que o plano não dá atendimento a pacientes com doenças crônicas, que acabam voltando o SUS (Sistema Único de Saúde). "Pela lei do SUS, quem faz o atendimento terciário é o SUS. Ele tem mais competência para atender casos mais complexos", disse Knoplich.
"Havia um plano de saúde privado que analisei lá no conselho que dizia que, nos casos de internação, o paciente seria levado para o SUS. É isso que faz o PAS", rebateu o presidente do Conselho Regional de Medicina, Pedro Henrique Silveira. (LUCIA MARTINS)

Texto Anterior: Governo FHC é tema de perguntas
Próximo Texto: Cidades de SP fazem cesáreas em excesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.