São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio atinge dez cidades em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse ontem que, dos 39 municípios da Grande São Paulo, apenas dez vão participar da "operação rodízio".
Além da capital, participam Osasco, Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Taboão da Serra e Ferraz de Vasconcelos.
O rodízio de veículos acontecerá entre os dias 5 e 31 de agosto. Os infratores receberão multa de R$ 100. A fiscalização vai ser feita pela Polícia Militar e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
"Ainda não há nada definido. Há alguns problemas jurídicos quanto a uma eventual colaboração dos fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)."
"Na próxima semana devo me reunir com o prefeito para discutir essa questão", disse Feldmann.
Segundo a secretaria, não serão estipuladas novas exceções à participação no rodízio.
"As exceções são apenas aquelas previstas em lei. Ficam de fora os veículos de transporte coletivo, táxis, ambulâncias, polícia, transportes escolares, motocicletas, tratores e motoristas portadores de deficiência física", disse Cléo Toledo, 41, coordenadora da operação.
Segundo Toledo, profissionais da área médica que tenham como comprovar a necessidade do uso do veículo poderão recorrer, no caso de serem multados.
Educação Ambiental
As secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Educação de São Paulo realizaram ontem evento visando incrementar a educação ambiental nas escolas.
A iniciativa é parte da agenda de promoção da Operação Rodízio. O evento ocorreu no teatro Caetano de Campos e contou com a presença dos secretários Fábio Feldmann e Rose Neubauer (Educação).
"A Operação Rodízio é uma ótima oportunidade para começarmos um trabalho de educação ambiental", disse Feldmann.
Um guia didático sobre o rodízio de veículos foi apresentado aos coordenadores e delegados da rede pública de ensino e aos representantes das escolas particulares.
"Nossa intenção é fornecer aos professores recursos didáticos que facilitem a abordagem de temas referentes à poluição do ar", disse José Flávio de Oliveira, coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Além do guia didático, as escolas receberam disquetes contendo programa de informática que facilita a implementação de grupos de carona entre alunos e professores.
Pela manhã, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, foi de bicicleta a um seminário no Instituto de Engenharia.
Ele não saiu de sua casa, mas da frente do Obelisco, no Ibirapuera (zona sul), num trajeto de menos de um quilômetro.

Texto Anterior: 'Avaliação precisa incluir informática'
Próximo Texto: Frigorífico vai vender carne embalada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.