São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf vai pedir tombamento de imóveis

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Werner Zulauf, disse ontem que a prefeitura vai pedir "nos próximos dias" o tombamento dos imóveis vizinhos ao parque Ibirapuera. O pedido será encaminhado ao Condephaat (órgão estadual responsável pelo patrimônio histórico).
O tombamento, segundo o secretário, é o passo anterior à desapropriação dos imóveis que ficam junto ao parque Ibirapuera. "Não recuamos da posição de fazer a demolição de todas as casas."
A prefeitura havia anunciado que tombaria os imóveis para provocar a desvalorização, diminuindo os custos das desapropriações.
A demolição faz parte do Plano Diretor elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a recuperação do Ibirapuera. Segundo o projeto, os imóveis devem ser derrubados para que o parque possa ser visto por todos os ângulos.
Zulauf diz, porém, que a desapropriação "não deve ser decretada nesta gestão". "Não há tempo hábil, já que temos apenas mais seis meses de governo, e o tombamento só deverá ser aprovado no final do ano."
Zulauf afirma que o projeto dependerá do próximo prefeito. "É preciso esperar para ver quem vai ganhar a eleição", afirmou.
O secretário disse que o tombamento não tem o objetivo de provocar a desvalorização dos imóveis. "Ele é necessário para que nada seja feito no local até que haja a desapropriação", afirmou Zulauf.
Custos
O projeto prevê a desapropriação de 88 imóveis e dois terrenos, localizados nas avenidas República do Líbano e Quarto Centenário e nas ruas Leiria, São Giustu e Dr. Sarmento.
Para fazer a desapropriação, a prefeitura gastaria cerca de R$ 78 milhões, segundo o consultor João Freire Davila Neto, diretor da Amaral Davila Engenharia de Avaliações.

Texto Anterior: Procuradoria do AC pede intervenção no Estado
Próximo Texto: Movimento afirma haver irregularidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.