São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura persa preza o prato

EITAN ROSENTHAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

A sopa ocupa lugar de destaque na cultura persa. Tanto que a palavra usada para designar cozinha, "ashe-paz khaneh", significa literalmente "local onde a sopa é preparada".
É célebre a "sopa persa do desejo". De acordo com a tradição, a pessoa escolhe uma data para formular seu desejo. Então convida os amigos que devem trazer os ingredientes pela manhã. À noite, todos compartilham a sopa, o que faz com que o desejo se realize.
O caldo leva duas colheres de sopa de manteiga, cebola picada, 1/4 de colher de chá de canela em pó, 1/4 de colher de chá de cúrcuma, 1/2 xícara de arroz, 120 g. de damascos secos cortados em tiras finas, 1/2 xícara de salsinha picada, oito xícaras de caldo de frango, uma xícara de ervilhas cozidas, sal e pimenta a gosto, folhas de hortelã e almôndegas.
Em uma panela grande, refogue a cebola em fogo médio até dourar. Junte a cúrcuma, a canela e o arroz. Refogue por uns três minutos. Adicione o damasco, a salsinha e o caldo de frango e deixe ferver.
Reduza o fogo, adicione as almôndegas e deixe cozinhar por 20 minutos. Adicione as ervilhas e deixe mais cinco minutos; acerte o sal e a pimenta. Sirva enfeitado com as folhas de hortelã.
(ER)

Texto Anterior: Sopas cinco estrelas
Próximo Texto: Portugueses da José Maria se destacam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.