São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugueses da José Maria se destacam

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A companhia José Maria da Fonseca Sucessores foi fundada em 1834 por José Maria da Fonseca, que, oriundo de Viseu (no norte), tinha se radicado em Azeitão (no sul, perto de Lisboa) com o objetivo de comandar as propriedades agrícolas do seu pai.
Inovador, Fonseca melhorou a produção de uvas, implementando uma rudimentar mecanização dos seus vinhedos e dotando sua adega com uma moderna linha de engarrafamento.
Na metade do século 19, contratou um especialista para dar atenção à elaboração e escolha das rolhas, um tema que apenas nos últimos anos, no embalo da era da qualidade, tem preocupado as vinícolas.
A firma foi também pioneira no esforço de exportação. Já em 1890, um dos seus carros-chefes, o Moscatel de Setúbal, era familiar aos apreciadores do Brasil.
É por esse perfumado vinho licoroso e por vinhos de mesa de boa qualidade e preço em conta -como o Periquita- que a JMF é mais conhecida no país. Mas hoje ela -que estendeu os seus domínios a outras regiões- produz também uma bela coleção de vinhos de ponta que acabam de pousar no país.
Entre eles estão os tintos "Garrafeira", identificados -peculiarmente- com as siglas "CO" (por ser clarificado com ovo) ou "RA" (da região de Algeruz).
Brilha nesta ala o Garrefeira "VB" (Vinho da Bairrada) safra 88, um tinto denso de aroma sério e um pouco atípico para a região, mas que recupera no paladar -pleno de fruta concentrada e taninos firmes- os traços clássicos de um bom Bairrada.
Outro bom exemplar é o José de Sousa Tinto Velho 92, que tem bom corpo e, apesar do nome, se mostra vivaz, com fruta bem mesclada com madeira.
O destaque do desembarque fica com o D'Avillez 90, um tinto de Portalegre (Alentejo). Ele tem corpo médio, aroma complexo (cereja, framboesa, resina, baunilha), paladar redondo, e, sobretudo, elegante.

Texto Anterior: Cultura persa preza o prato
Próximo Texto: La Tartine atrai com bom preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.