São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ícone russo será protegido

ALVARO MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ícone russo dedicado a Nossa Senhora de Kasperovo, recém-restaurado e aguardando proteção blindada para exposição na Basílica de Nossa Senhora Assunção - mais conhecida como Igreja de São Bento-, é uma imagem de grande significação para os religiosos e para a clientela beneditina.
É quase impossível uma avaliação correta de seu valor no Brasil, onde é raro chegar um ícone com a sua qualidade pictórica. Sob o resplendor de prata e esmalte, a imagem da Madona com menino Jesus é inteiramente pintada.
Pérolas barrocas
A preciosa cobertura do véu é bordada sobre tela com cerca de 6 mil pérolas barrocas de vários tamanhos. Plasmada com pincel "invisível" pelo monge Ivan Gaponov em 1894, a belíssima imagem foi presente de um patriarca da Igreja oriental ao abade Dom Miguel Kruse, que inaugurou o atual prédio da Basílica em 1922.
Até o ano passado encontrava-se exposta com cuidados insuficientes de iluminação e proteção, o que deve ser sanado brevemente.
(AM)

Texto Anterior: Acervo beneditino espera patrocínio
Próximo Texto: Especialista se impõe rotina de monja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.