São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vai acabar em pastel

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - Editorial de ontem desta Folha apontava a nítida existência de um "feel bad factor" entre o empresariado industrial paulista, com base em dados de uma pesquisa promovida pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Ou, em português, o empresariado não se sente lá muito bem na presente conjuntura econômica, por uma série de razões já apontadas no próprio editorial e também neste espaço, na véspera.
Cabe agora relatar um outro "feel bad factor" que atinge um público bem mais amplo, quase diria o público brasileiro como um todo. Trata-se da desconfiança em relação à eficácia das autoridades.
O pasteleiro da praça Janete Clair, em Indianópolis, zona Sul de São Paulo, animou-se a estender uma enorme faixa diante de seu caminhão/posto de vendas na qual anuncia 500 pastéis grátis quando se descobrir quem matou PC Farias.
A promoção tem validade até 31 deste mês. Ou seja, um prazo de 40 dias a contar da data em que os corpos de PC e sua namorada foram encontrados.
Só não sei se o pasteleiro ainda preserva um mínimo de expectativa em relação à hipótese de que se descubra o assassino, se é que a versão até agora oficial não está correta, ou se o prazo é apenas para dar lugar a outra faixa. O pasteleiro é criativo e está sempre mudando esse tipo de propaganda.
O mais provável é que ele esteja apenas refletindo a desconfiança generalizada, de que a própria mídia dá testemunho quase diário.
Jornal algum deixou de tratar o caso PC nas páginas reservadas ao noticiário político. Uma demonstração subliminar de que a mídia não acreditou na versão oficial e intuiu (ou desejou) ao menos algum laivo político na história.
Desta vez, pode até ter errado na intuição (ou desejo). Mas a história do país só justifica a desconfiança.

Texto Anterior: SIMULACRO
Próximo Texto: Outro embuste da CPMF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.