São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuvas determinam o plantio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A época de plantio do sorgo, cujo ciclo é de 120 dias, varia conforme o período de chuvas e a temperatura de cada região.
O sorgo requer no mínimo 250 mm de água para produzir grão -40% menos que o volume necessário ao milho.
Isso é possível porque o sistema radicular do sorgo é profundo, dando à planta maior capacidade de retenção de água.
Quando a água é insuficiente, o sorgo hiberna, voltando a se desenvolver normalmente quando o solo atinge o índice mínimo de umidade.
Em situação semelhante, o milho, que precisa de água durante todo o ciclo, paralisa sua produção, dando espigas de grãos pequenos.
Em função dessa característica de resistência, o sorgo é recomendado como cultura para plantio de safrinha, em épocas de pouca precipitação.
"Do ponto de vista econômico, no período chuvoso é melhor plantar milho, fazendo coincidir o ciclo da cultura com a estação das chuvas", diz o pesquisador José Magid Waquil, do CNPMS.
No caso do sorgo, segundo o pesquisador, o agricultor deve ter o cuidado de fazer a época das chuvas coincidir com o período de floração e enchimento de grãos.
O plantio na época apropriada evita a ocorrência de grande número de panículas vazias e do ataque da mosca-do-sorgo.

Texto Anterior: Custo é inferior ao do milho
Próximo Texto: Pró-sorgo estimula a produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.