São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
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Conteúdo é o segredo do sucesso na Internet

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA,

Às vezes, perco a paciência com a Internet. O processo é parecido com o que aconteceu com a TV a cabo assim que cheguei nos EUA.
Primeiro, veio o fascínio com os 99 canais de Nova York. Com o tempo, foi ficando claro que era muita emissora para pouca programação. Ficou cansativo achar alguma coisa que prestasse.
Bobagem nos fóruns
No caso da rede, a coisa estava tomando o mesmo rumo. Quanta bobagem escrita nos fóruns, quantos endereços vulgares, quantas discussões sem sentido.
Até que apareceu "Slate", a revista da Microsoft sobre a qual já escrevi neste espaço. É apenas um pedacinho da Internet mas, feito o "60 Minutos" da CBS na TV, é sinal de vida inteligente na rede.
Entre os artigos imperdíveis da edição mais recente, está o de um professor de genética de Harvard desbancando a teoria segundo a qual os recordes olímpicos continuam caindo por causa de melhoria nas técnicas de treinamento ou na tecnologia do equipamento utilizado pelos atletas.
Segundo ele, isso tem a ver muito mais com os padrões demográficos do planeta.
Trocando em miúdos: como na média os seres humanos estão se alimentando melhor, crescendo mais e amadurecendo antes, aumentou também a população jovem e saudável de onde vão sair os recordistas olímpicos.
Tinha muita gente apostando no fracasso da "Slate", argumentando que uma revista não era o formato mais adequado para uma edição eletrônica.
Afinal, revista não é aquilo que a gente leva para a praia, o sofá ou o metrô? Essa turma só acreditava na rede como veículo de notícia fresquinha, de última hora.
Revista do futuro
É melhor que esse pessoal repense seus argumentos. Com a "Slate", ganhou força a tese de que ela representa hoje o que serão os jornais e revistas do futuro.
Embora seja produzida para "durar" uma semana, a "Slate" pode ser modificada a qualquer hora, com novos artigos de acordo com os acontecimentos.
Se esse é o caminho, já imaginaram o impacto econômico? O papel e a tinta de imprensa, o pessoal da gráfica, a frota de caminhões e o jornaleiro estão com os dias contados.
No lugar da foto do gol do Brasil na primeira página, você poderá receber com seu jornal eletrônico um clipe com os melhores momentos da partida.
Se um fato extraordinário acontecer de manhã, o leitor não vai ter de esperar pelo dia seguinte para se informar. No computador, o jornal poderá ser atualizado várias vezes por dia.
Antes de "Slate", tudo isso parecia prognóstico futurista. Agora, está mais próximo da realidade, embora ela seja uma revista cultural sem muito compromisso com notícias de última hora.
Mas a "Slate" estabelece na prática o que era óbvio na teoria: o segredo de fazer sucesso na Internet é o conteúdo.
Quanto aos puristas, que façam como eu. Descarreguei a revista no arquivo, imprimi os artigos que me interessavam e levei a "Slate" para ler na piscina.

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