São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê ucraniano sofre atentado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da Ucrânia, Pavlo Lazarenko, escapou sem ferimentos da explosão de uma bomba por controle remoto quando ia de carro em direção ao aeroporto de Kiev (capital).
Segundo agentes de segurança, a bomba, escondida em um poço de inspeção na rua, explodiu quando o carro se aproximava de uma ponte sobre o rio Dnieper.
O carro foi danificado. Os assessores colocaram o premiê em outro carro e o levaram ao aeroporto. Ele prosseguiu com a visita a Donetsk, onde mineiros fazem greve.
As autoridades ofereceram várias explicações para o primeiro atentado contra um líder da Ucrânia desde o fim da URSS, em 1991.
Várias delas ligaram o ataque à rivalidade entre líderes regionais que lutam por influência no governo. Outras disseram que o ataque tinha sido executado por causa dos planos do governo de fechar minas de carvão improdutivas.
A oposição chegou a afirmar que o atentado poderia ter sido criado pelo governo para tentar melhorar a imagem do cargo de premiê.

Texto Anterior: Presidente emagreceu e anda com dificuldade
Próximo Texto: Tchetchênia tem mortes 'cruéis'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.