São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
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Tucanos fofoqueiros

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Como se não bastassem os resultados ruins nas pesquisas de opinião, agora o candidato tucano José Serra enfrenta trombadas dentro de sua equipe de comunicação.
José Serra dividiu em três o território de comunicação social, o que é muito comum em campanhas políticas. Propaganda de TV, propaganda de rádio e assessoria de imprensa ficam a cargo de profissionais diferentes.
A área de maior visibilidade, é claro, é a TV. O todo-poderoso dessa área é Geraldo Walter. Publicitário baiano, Walter nunca fez uma campanha regional na cidade de São Paulo.
Experiente e credenciado depois de ter participado da campanha vitoriosa de FHC em 94, Walter começa agora a ser criticado pelas costas por integrantes da própria campanha de Serra. E a propaganda de TV ainda nem começou.
Walter, para alguns dentro do QG de Serra, estaria um pouco deslocado da realidade paulistana.
Para complicar, tucanos fofoqueiros espalham que Walter está sendo engolido pela experiência do principal adversário, o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de Celso Pitta (PPB) -o candidato de Paulo Maluf.
Mendonça faz campanhas na cidade de São Paulo desde 90. Arquitetou a reabilitação eleitoral de Maluf.
Esses mexericos são, em grande parte, resultado da posição ruim de Serra nas pesquisas. Campanha em baixa é terreno fértil para fofocas e intrigas.
Walter conhece bem esse ambiente deletério. Amargou quatro meses em 89 sendo um dos publicitários da totalmente fracassada campanha de Ulysses Guimarães a presidente.
Só que, não é nada, não é nada, os tucanos produzem uma notícia ruim por dia sobre si próprios. Está ficando cada vez mais difícil para a candidatura Serra tirar o pé da lama.
Ainda é cedo para tirar conclusões. No final deste mês o quadro deve estar mais claro. Para o bem ou para o mal da candidatura tucana.

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