São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central quer medidas contra boatos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central estuda medidas para fortalecer "os mercados financeiros brasileiros", deixando-os "menos vulneráveis a boatos" -nacionais e internacionais.
A informação é do diretor de Assuntos Internacionais do BC, Gustavo Franco, ao comentar o nervosismo da semana passada no mercado de câmbio por causa dos boatos de mudança na paridade entre o dólar e o peso na Argentina.
Segundo ele, é preciso fortalecer institucionalmente "os mercados". "Nos preocupa a alta alavancagem e a concentração de operações em poucas instituições financeiras."
Franco não especificou os tipos de mudanças que podem ser realizados. Ele não respondeu se o governo brasileiro vai auxiliar o Ministério da Economia da Argentina a punir os responsáveis pelo boato que dava como certa a mudança na política cambial argentina.
Os boatos tiveram reflexos diretos no Brasil. Na quinta-feira, o BC fez cinco leilões de câmbio para manter o dólar em baixa. Franco tentou minimizar a ação dos boateiros no mercado.
"Toda vez que tem nervosismo no mercado, existe esse tipo de falatório. Isso não nos preocupa. É parte da paisagem desse mundo financeiro tão cheio de derivativos, apostas e especulações."
Gustavo Franco disse ser preciso olhar os índices cotidianos com menos ansiedade e ter um "olhar estatístico voltado para um universo maior".

Texto Anterior: Investimento estrangeiro cresce 261%
Próximo Texto: Prazo acaba dia 16 para estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.