São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco voador 'caiu' nos EUA em 1947

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

"Independence Day", homenzinhos verdes, marcianos, ETs, "Arquivo X". Qualquer que seja a manifestação sobre a atual ufomania americana, ela esbarra em um obrigatório ponto de referência: O Incidente Roswell.
Cidadezinha americana encravada no Novo México, Roswell acordou assustada na manhã de 8 de julho de 1947, depois que a edição do jornal local, "Daily Record", estampou como manchete um comunicado oficial do exército confirmando que uma nave alienígena com quatro seres teria sido capturada depois de cair em uma fazenda da região.
No mesmo dia, um novo comunicado urgente: os destroços recolhidos, afirmavam os militares, eram de um simples balão meteorológico.
Só que, em 1979, durante um documentário de TV chamado "UFOs Are Real", o coronel Jesse Marcel, que comandou a captura do tal "balão meteorológico" de Roswell em 1947, revelou que o exército americano escondeu muita coisa sobre aquele incidente.
E que a verdade sobre o que aconteceu em Roswell estava muito mais perto do primeiro informe dado pelos militares.
Desde então, as naves alienígenas têm sobrevoado tanto o imaginário americano quanto a curiosidade sobre quem matou Kennedy.
Depois das revelações do coronel Marcel, O "Incidente de Roswell" ganhou livros e virou filme (há disponível nas locadoras o vídeo "O Caso Roswell", com Kyle MacLachlan).
E aparece constantemente citado em um dos melhores seriados americanos: a ficção "Arquivo X" (que no Brasil é mostrado no canal por assinatura Fox e na TV Record nas noites de sexta-feira).
Até o desenho "Os Simpsons" recentemente foi ao ar com um episódio inteiro dedicado aos ETs de Roswell.

Texto Anterior: Aliens dão papel principal a Pullman
Próximo Texto: Cinema oferece 20 hipóteses para Nelson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.