São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velocidade é atração dos cable modems

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde fevereiro último, quando o Congresso norte-americano autorizou as TVs a cabo a competir no mercado das telefônicas -e vice-versa-, indústrias e grandes empresas de TV a cabo dos EUA foram tomadas pela febre do cable modem.
O vírus do cable modem já chegou ao Brasil, especificamente à cidade de Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), onde estão sendo feitas as experiências de acesso à Internet pela TV a cabo.
A Unicamp está realizando os testes em convênio com a Videocabo (VC TV Cabo), de Campinas.
Para viabilizar os testes, a operadora de TV estendeu sua rede de cabos até o anel de fibra óptica da Unicamp, que circunda todo o campus, interligando os vários bancos de dados da instituição.
Foi necessário também adaptar a rede de cabos da TV para atender aos comandos digitados nos computadores pessoais dos funcionários da Unicamp, que foram conectados à rede da Videocabo pelos cable modems. Para isso, foi instalado um equipamento (chamado transmaster) na sede da TV.
Ligação bidirecional
Segundo Flávio Lopes, sócio e diretor da Videocabo, as operadoras usam os cabos de TV de forma unidirecional -apenas para enviar a programação para os assinantes.
As redes, porém, permitem o uso nos dois sentidos: da empresa para a casa do assinante e dessa para a empresa. O canal de retorno, no entanto, tem sido usado pelas operadoras apenas para testar a qualidade da transmissão.
A universidade instalou cable modems, fornecidos pela indústria norte-americana Digital, nas casas de dois funcionários de seu Centro de Computação, que também são assinantes da TV a cabo.
Com os equipamentos, os funcionários conseguiram ligar seus computadores pessoais aos bancos de dados da Unicamp e à Internet, sem usar a linha telefônica.
O acesso à Internet foi feito à velocidade de 10 Mbps. Vale dizer: 347 vezes mais rápido do que se a ligação tivesse sido feita por telefone com modems de 28,8 Kbps disponíveis no mercado.
Transmissão instantânea
"A transmissão de dados pela rede de TV a cabo é praticamente instantânea", afirma Marçal dos Santos, diretor técnico do Centro de Computação da Unicamp, que testa o cable modem em casa.
Tokahisa Fujiwara, representante comercial da Digital para serviços de rede, diz que a transmissão de uma foto, que pode levar de três a quatro minutos através da linha telefônica, é concluída em um segundo pelo cable modem.
Para o usuário doméstico, a primeira vantagem é o acesso on line à rede Internet.
Como a ligação é feita pelo cabo da TV, não é preciso discar para o provedor e esperar linha vaga. É só ligar o computador para estar conectado, segundo a Unicamp.
O sistema pode ser usado para consultar serviços públicos ou para acesso a bancos de dados de empresas, facilitando o trabalho em casa.
O sistema, segundo a Unicamp, traz vantagens ainda maiores para o usuário corporativo, ou seja, para empresas. Ele introduz o conceito de redes metropolitanas, interligação de computadores a uma distância de cerca de 100 km, com um mesmo protocolo. Nas redes locais atuais, a distância entre os computadores é de até 3 km (por fibra ótica).
A transmissão de dados pelas redes de cabo das TVs pode ser usada também para programas de educação à distância.

Texto Anterior: Placa fax/modem não funciona
Próximo Texto: Legislação não é clara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.