São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pertence alerta contra histeria

DA REDAÇÃO

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Sepúlveda Pertence, afirmou ontem, no Tribunal de Justiça de São Paulo, que todo movimento pacífico contra a violência tem de ser aplaudido, se referindo à campanha Reage São Paulo.
Segundo ele, as manifestações são necessárias como uma forma de pressão. No entanto, ele afirmou que essa pressão não pode ser exercida no sentido da histeria coletiva, "que não levará a nada".
O ministro afirmou também que não se pode combater violência com mais violência. Segundo Pertence, a violência tem causas estruturais muito profundas.
"É necessário que a sociedade se conscientize da parte que lhe cabe e, sobretudo, da profundidade do problema, das causas estruturais, e não se deixe levar pelo risco que traz esta sensação de insegurança", afirmou o ministro.
Para ele, uma das saídas para tentar conter a violência é aumentar os investimentos nos policiamentos ostensivo e preventivo.
Pertence afirmou também que a ilusão que se vende à sociedade de que a prisão pode resolver tudo em matéria de criminalidade "é um mito e uma falsidade".
"Não há solução de eliminação do crime nem da violência numa sociedade complexa como esta."
Ele criticou também o atual sistema penitenciário. "É obvio também que existe uma crise penitenciária grave. Ao contrário do que tanto se prega, a prisão não recupera ninguém."

Texto Anterior: Ribeirão Preto manda caravana
Próximo Texto: Moradores vão equipar polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.