São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda ignorou potencial de candidato negro

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REDAÇÃO

A ascensão de Celso Pitta nas pesquisas mostra o potencial, subestimado pela esquerda, da candidatura de um negro. A avaliação é de Sueli Carneiro, coordenadora executiva do Geledés - Instituto da Mulher Negra.
"Esperamos que não seja um fenômeno isolado, sinalize um avanço da sociedade brasileira em relação às candidaturas negras."
Para ela, Paulo Maluf, percebeu o potencial da candidatura de um negro a sua sucessão, potencial que foi ignorado pela esquerda.
Segundo o Datafolha, Pitta lidera as intenções de votos entre os negros (40%) e pardos (37%). Luiza Erundina vem em segundo (26% e 29%, respectivamente).
O desempenho de Erundina entre esse segmento do eleitorado é melhor do que na média geral, e o de Pitta, pior.
Para Milton Santos, professor titular de geografia humana da USP, o fato de Pitta ser negro "não pode ser importante em si".
"Ele se tornou uma referência, como eu me tornei, mas é uma questão de imagem. O que me preocupa não é a imagem, é o conteúdo. A verdadeira política se faz a partir de conteúdos."
(PHB)

Texto Anterior: Negros aderem a Pitta por pragmatismo
Próximo Texto: Tiririca reage a Pitta e ironiza os políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.